Fale Conosco
Página Inicial
Galeria de Fotos
História da Cidade
Cronologia
Localização e Hidrografia
 
 
Conheça a história de nossa cidade

Praça Monsenhor Antonio Fagundes

Malhada de Pedras está localizada no Sudoeste da Bahia, possui uma população de 7.620 habitantes; o nome Malhada de Pedras deu-se em razão de existir no local grande quantidade de pedras ( pedras malhadas) e aí o gado reuniam em lotes para dormir.
1915, O território do município era encoberto por vegetação tipicamente de Caatinga e ainda inexploradas.

A essa época, existia no lugarejo somente três casas formando a comunidade, de propriedade dos senhores Benedito José Bernardes Santos, José Rodrigues e João Ferreira.

Malhada de Pedras teve Benevides José Bernardes como primeiro morador, o qual construiu sua residência nas imediações da Praça Monsenhor Antônio Fagundes.

Em 11 de setembro de 1948 inaugurava-se a estação ferroviária com a chegada da primeira maquina movimentada a lenha, conduzindo uma comitiva chefiada pelo então Ministro da Viação Dr. Clóvis Pestana de Castilho, sendo nomeado o primeiro Agente de Estação o senhor Catarino dos Santos Pereira ( que mais se tornaria o primeiro prefeito de Malhada de Pedras).

Em 1945, com ajuda material de grande número de moradores iniciaram a construção de uma capela, sob invocação de Senhor do Bom Jesus, cuja obra foi concluída em 1950.

Em 1958 o então vereador Leobino Guimarães representante deste povoado na Câmara Legislativa de Brumado, fez várias indicações em prol do então povoado, inclusive, para Emancipação Política que acreditavam praticamente impossíveis, já que Malhada de Pedras se quer era Distrito.

Por força da lei Estadual nº. 1710, de 12 de julho de 1962, o povoado de Malhada de Pedras foi desmembrado do município de Brumado elegendo o primeiro Prefeito o Sr. Catarino dos Santos Pereira No ano de 1962, Malhada de Pedras, ainda Povoado, foi iluminada através de um grupo gerador, instalada com 48 postes de iluminação, que funcionava até as 22:00 e nos dias festivos durante toda noite e desta forma prosseguiu até 1977.

 

Comente esta página!
 
   
 
O Tempo em Malhada de Pedras

Pe. Ladislau Klener
Conheça a história do homem de fé, que viveu em prol dos necessitados.
 

Leobino Guimarães
Conheça a história da vida de um dos maiores nomes políticos do município
 
 
 
Malhada On-Line - © Todos os Direitos Reservados
Site desenvolvido por: facebook.com/luanpattric
contato@malhadaonline.com
(77) 98831-7570