Malhada de Pedras: estudantes criam aromatizador natural que combate muriçocas « Malhada Online
Estas empresas são parceiras do Malhada Online
 
 
Estas empresas são parceiras do Malhada Online
 
Home > Notícias > Super Destaque
Malhada de Pedras: estudantes criam aromatizador natural que combate muriçocas
O projeto teve participação na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba)
24/01/2023
Fonte:
Agência Sertão
404

Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
202301211020.jpegFoto: Reprodução / Agência Sertão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Estas empresas são parceiras do Malhada Online

Um grupo de alunas do Colégio Estadual de Malhada de Pedras, sob liderança da professora Núbia Cangussu, desenvolveu um produto natural para combater a proliferação de pernilongos. A inspiração surgiu ao observarem a quantidade excessiva do inseto no seu município.

A muriçoca, conhecida cientificamente como Culex quinquefasciatus, é um inseto bem comum no Brasil. Apesar de não ser tão problemático para a saúde pública como o Aedes aegypti, o pernilongo pode transmitir doenças como febre do Nilo Ocidental, febre de Mayaro e encefalite de Saint Louis. Além disso, a picada do mosquito pode causar coceiras e lesões em peles mais sensíveis.

Segundo Maria Eduarda, integrante da equipe, foram realizados diversos estudos. Após reunir todas as informações, elas começaram a desenvolver o produto com água, álcool 70, alecrim e folha de graviola.

“Fizemos várias pesquisas para descobrir os componentes da folha de graviola e do alecrim. No alecrim, encontramos componentes como Cânfora, B-cariofileno, Cineol, que, juntos, contêm ação inseticida. Já na folha de graviola, encontramos acetogeninas anonáceas, uma classe de componentes que também contém ação inseticida”, relatou uma das pesquisadoras.

O objetivo era produzir um produto de baixo custo contra os insetos. As alunas acreditam terem obtido sucesso já que o produto é natural e os materiais de fácil acesso. Assim, ele se torna mais barato do que outros à disposição. Outro ponto positivo é que o aromatizador não possui um cheiro tão forte como os concorrentes.

Outros pontos positivos são que o aromatizador tem um bom custo benefício e é biodegradável. “O aromatizador de ambiente que produzimos é de origem natural, à base de alecrim e graviola e não agride o meio ambiente. Os demais produtos disponíveis podem causar diversos problemas de saúde devido aos vários componentes presentes”, afirmam as estudantes.

O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, e teve participação na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). A equipe é composta por Maria Eduarda, Grazyela Alves, Yasmim Pires e Jennifer Guimaraes.
Esta empresa é parceira do Malhada Online
Estas empresas são parceiras do Malhada Online
 
 
 

Conteúdo Patrocinado

O TEMPO NA CIDADE
 
 
PERSONALIDADES MUNICIPAIS
 
Pe. Ladislau Klener
Conheça a história do homem de fé, que viveu em prol dos necessitados.
 
Leobino Guimarães
Conheça a história da vida de um dos maiores nomes políticos do município.
 

Conteúdo Patrocinado

 
 
Malhada On-Line - © Todos os Direitos Reservados
contato@malhadaonline.com
(77) 98831-7570