Lote extra do PIS-Pasep: pagamentos começaram nesta quarta; veja se vai receber
Mais de 1,6 milhão de trabalhadores tem direito ao benefício extra

Mais de 1,6 milhão de trabalhadores terão direito a um lote extra do abono salarial PIS/Pasep, liberado pelo governo federal a partir desta quarta-feira (15).
O pagamento, que soma R$ 1,5 bilhão, atende profissionais cujos dados foram enviados fora do prazo pelos empregadores. Os valores poderão ser sacados até 29 de dezembro de 2025.
O abono salarial é um benefício no valor de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e a servidores públicos (Pasep) que atendem aos requisitos do programa.
A liberação do lote extra não segue o calendário regular de pagamentos, que teve o último grupo — nascidos em novembro e dezembro — contemplado em 15 de agosto.
O lote extra foi possível graças à Resolução Codefat/MTE nº 1.013, de 2025, que permitiu prazo adicional para envio de informações ao sistema do governo. Para participar do lote, os empregadores precisaram corrigir e reenviar os dados ao eSocial até 20 de junho de 2025.
No geral, têm direito ao abono pessoas que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês.
O banco de recebimento, data e os valores, inclusive de anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.
Assim como em 2024, o calendário de pagamento de 2025 foi unificado: tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.
Como consultar? (passo a passo)
Para fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo:
●Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
●Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada
no portal gov.br;
●Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou
não habilitado para receber o benefício.
●Vale lembrar que trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e
a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.










