Porco com duas cabeças nasce em comunidade rural de Feira de Santana
De acordo com o especialista, embora existam raras chances de sobrevivência, a maioria desses animais não resiste por não conseguir se alimentar ou respirar adequadamente


Um caso inusitado chamou a atenção nesta terça-feira (26) no distrito de Tiquaruçu, zona rural de Feira de Santana.
Um porco nasceu com duas cabeças, condição rara conhecida como bicefalia, resultado de uma má formação genética.
O registro foi feito pelo comerciante e criador de animais Raildo Mascarenhas, de 50 anos. Segundo ele, o filhote não conseguiu se alimentar desde o nascimento e a expectativa de sobrevivência é baixa.
A bicefalia ocorre quando há uma separação incompleta de um embrião durante a gestação. Nesse processo, dois embriões tentam se desenvolver de forma independente, mas acabam se fundindo, originando o animal com duas cabeças. Casos semelhantes já foram registrados no país. Em 2024, um porco com a mesma anomalia nasceu em Simplício Mendes, no Piauí. Na época, o médico veterinário João Mendes, doutor em Biotecnologia da Reprodução Animal, explicou que anomalias congênitas podem atingir diferentes espécies, mas são mais comuns em suínos.
De acordo com o especialista, embora existam raras chances de sobrevivência, a maioria desses animais não resiste por não conseguir se alimentar ou respirar adequadamente.