Malhada de Pedras: confira como foi a sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (12)
Reunião contou com cobranças à Embasa e ao governo estadual, Vereadores fizeram também reclamações quanto ao funcionamento do Bradesco na cidade


Durante a sessão desta quinta-feira (12) na Câmara Municipal de Malhada de Pedras, os vereadores abordaram temas sensíveis à população, com destaque para a crise hídrica enfrentada no município, a extensão de redes de abastecimento de água e o funcionamento precário do Banco Bradesco local.
A sessão começou com a apresentação oficial do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026, enviado pelo prefeito Beto de Preto Neto (PSD) à Casa Legislativa para análise.
Crise hídrica domina a pauta
Diversos vereadores relataram visitas a Salvador, onde buscaram apoio junto a deputados e secretarias estaduais para ampliar a cobertura de abastecimento de água. Foram destacadas comunidades como Lagoa Comprida, Lagoa do Leite, Lagoa Funda, Mucambo, Cachoeirinha, Capina do Salvador, Lagoa das Cacimbas, entre outras, que enfrentam dificuldades extremas com a seca.

O vereador de oposição Gabriel de Ticha (AVANTE), reforçou a importância de ampliar a rede de água e perfurar poços artesianos nas comunidades rurais, relatando pedidos já feitos ao Deputado Vitor Bonfim e à Deputada Estadual Ivana Bastos.

Já o vereador Evânio Oliveira (PT) criticou a fragmentação dos projetos da Embasa, o que, segundo ele, coloca em risco o fornecimento adequado de água: “Corremos o risco de a conta chegar antes da água”, alertou. Ele também pediu urgência para resolver problemas de estradas, bueiros e infraestrutura rural, citando o caso da comunidade Lagoa do Rosário.
Críticas ao Banco Bradesco

Evânio e outros vereadores, como Onésimo Santana (PSD), cobraram providências ao Banco Bradesco devido às dificuldades enfrentadas por aposentados e pensionistas para sacar seus benefícios. Relatos apontam que cidadãos chegam de madrugada aos correspondentes bancários e, muitas vezes, retornam para casa sem atendimento por falta de dinheiro em caixa.
A Câmara irá encaminhar um ofício formal à agência do Bradesco solicitando melhorias no atendimento e estrutura para os clientes, especialmente os mais idosos.
Cancelamento do São João gera desconforto
A ausência da tradicional festa de São João também repercutiu fortemente entre os parlamentares. Gabriel e Evânio foram incisivos nas críticas à forma como a decisão foi tomada, sem consulta popular ou diálogo com os vereadores. Evânio lamentou o impacto na economia local: “Não é só uma festa, é sustento para comerciantes, cabeleireiros, costureiras...”. Ele cobrou ao menos a realização da festa de aniversário da cidade e enfatizou que “o povo tem razão em cobrar”.
Iluminação e eventos comunitários

O vereador Fernando Ataíde (PT) destacou a visita do governador Jerônimo Rodrigues a Brumado e os benefícios que isso pode trazer para Malhada de Pedras, especialmente com a ampliação do Hospital Regional e o avanço das obras da ETA 2 da barragem de Cristalândia. Também citou o fortalecimento das associações comunitárias e a importância das festas juninas organizadas pelas próprias comunidades, como Tabuleirinho, Três Lagoas e Capinal.
Fernando ainda anunciou iniciativas ambientais como a construção de viveiros de mudas em associações rurais e destacou a atuação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente nas atividades da Semana do Meio Ambiente.