Estas empresas são parceiras do Malhada Online
Página Inicial > Notícias > Mundo

Covid-19: OMS muda recomendação sobre dose de reforço da vacina; entenda

Especialistas da entidade passam a só incluir idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde entre os que precisam de reforço na imunização

30/03/2023
Fonte: Estadão
Icone Olho
447 visualizações
Compartilhe!
Botão Compartilhar Facebook Botão Compartlhar X Botão Compartilhar WhatsApp
5suvruy3bbdvrooenlzyxba6jy.jpgFoto: Tiago Queiroz/Estadão
Estas empresas são parceiras do Malhada Online
Especialistas em vacinas da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendaram nesta terça-feira, 28, que as doses de reforço contra a covid-19 não sejam mais administradas à população que não esteja nos grupos de alto risco, dado o alto nível de imunização alcançado pelas populações em vários países.

Pela primeira vez, integrantes do Grupo Assessor Estratégico de Especialistas em Vacinas (SAGE) da OMS dividiram a população em três grupos de risco (alto, médio e baixo): a necessidade de novas doses de reforço permanece apenas para o primeiro, que inclui: idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde. A orientação foi definida após reuniões entre os dias 20 e 23 março.

“É um reflexo de que grande parte da população já está vacinada, foi infectada com a covid-19, ou as duas coisas ao mesmo tempo”, afirmou Hanna Nohynek, presidente do SAGE.

Para pessoas com risco médio de covid-19 (adultos com menos de 60 anos e crianças ou adolescentes com determinados problemas de saúde), o SAGE recomenda apenas uma primeira dose completa da vacina mais um reforço após o período necessário (algo que em muitos países já foi concluído em 2022).
Estas empresas são parceiras do Malhada Online