Mundo  
Digitar senha ao contrário durante sequestro-relâmpago aciona a polícia?
{cf:descnews}
05/08/18
Compartilhe! Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+ Compartilhar no Pinterest  
201808051208.jpg

CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES



O medo de se tornar uma vítima dos chamados sequestros-relâmpagos parece atingir moradores de cidades brasileiras de todos os portes. Essa modalidade de crime consiste em ser sequestrado temporariamente por criminosos que, em geral, levam suas vítimas a caixas eletrônicos para efetuarem saques em dinheiro.

Em meio a esse receio, brasileiros estão usando redes sociais como o Facebook e o WhatsApp para compartilhar uma mensagem que indica um método para acionar a polícia sem que os bandidos possam identificar. A mensagem, popularizada em correntes de e-mail em 2011, voltou com força em grupos de WhatsApp e diz que basta digitar a sua senha numérica invertida no caixa eletrônico para que a polícia seja acionada. O truque parece engenhoso, mas não é verdade. Segundo o texto, atribuído a uma “juíza federal de mediação arbitral” da Anajus (Associação Nacional de Analistas Judiciários e do MPU) e à Polícia Federal, para acionar as autoridades sem que os bandidos percebam, bastaria a vítima digitar sua senha de forma invertida quando fosse realizar o saque.

De acordo com a mensagem, se sua senha for 1-2-3-4-5-6, seria necessário digitar 6-5-4-3-2-1 para que o caixa eletrônico liberasse o valor solicitado e, secretamente, acionasse a polícia.

201808051209.png

O que a mensagem compartilhada classifica como “mecanismo de emergência”, no entanto, simplesmente não funciona.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), diz que a mensagem sobre esse suposto truque não tem a menor procedência. “A Febraban esclarece que é improcedente e falsa a lenda urbana divulgada, segundo a qual a digitação invertida da senha do cliente no terminal de autoatendimento envia mensagem à polícia”, diz a entidade.

A Polícia Federal, por sua vez, disse que não se posiciona a respeito de notícias que circulam em redes sociais.
427 Visualizações
 Comentários
Comente esta notícia:
 
Siga-nos no Facebook
 
 
Previsão do Tempo  
Personalidades Municipais
Pe. Ladislau Klener
Conheça a história do homem de fé, que viveu em prol dos necessitados.
 
Leobino Guimarães
Conheça a história da vida de um dos maiores nomes políticos do município.
 
 
 
 
 
Malhada On-Line - © Todos os Direitos Reservados
contato@malhadaonline.com
(77) 98831-7570